HomePortfólioHistóriaOrçamentoHistória e Vocabulário da InternetContato e Localização
   
82 ANOS DE HISTÓRIA
 
     
 

A história do Grupo Spina começou a ser escrita em fevereiro de 1924, quando os irmãos Paschoal, Nicolino, Francisco, Miguel e Isaias fundaram o Estabelecimento Graphico Irmãos Spina, numa modesta instalação à Rua da Graça, 159, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.
Com três contos de réis, 16 metros quadrados de área e muita boa vontade, começou um dos mais importantes capítulos do setor de papéis e artes gráficas da indústria brasileira.
O produto inicial era o caderno do tipo brochura além da confecção de impressos em geral. Acreditando no futuro desta nação, em 1933 mais uma página foi escrita pelos irmãos Spina: o lançamento no Brasil com absoluto pioneirismo, do primeiro caderno com espiral de arame conhecido por várias gerações de estudantes.

 
     
 
 
     
 

Através de mais de meio século de tradição, os irmãos Spina desenvolveram um vasto parque gráfico produzindo entre outros artigos, caderno do tipo brochura e espiral, blocos, almaços, envelopes de todos os tipos, etiquetas, registradores, pasta e arquivos, contribuindo de forma relevante com o ensino da época. Com participação crescente no mercado, em 1979 foram convertidas 12.500 toneladas de papel.

 
     
 
 
     
 

No município de São Roque, a 54 quilômetros de São Paulo pela Rodovia Castelo Branco, localizava-se Spina S.A. Celulose e Papel, dimensionada para as necessidades do Grupo, com capacidade nominal, para a produção de 120 toneladas / dia de celulose alvejada.
Instalada numa área de 360 hectares, com 9.155 m² de construção, a Spina S.A. Celulose e Papel garantia o suprimento de matéria-prima para a fábrica de papel do próprio Grupo, e fornecia, em menor escala, parte de sua produção para outras indústrias.

 
     
 
 
     
 

A Cia. Fábrica de Papel Petrópolis, localizava-se no Estado do Rio de Janeiro, no município de Petrópolis, numa vasta área de quase 160.000 m² dentro do perímetro urbano da cidade.
Em 20.000 m² de área construída funcionavam três máquinas para a fabricação de papel , com capacidade para produzir anualmente 20.000 toneladas de papéis finos.
Além de abastecer o parque gráfico de São Paulo e suprir as necessidades do mercado local, uma parcela da produção era exportada para diversos países da América Latina, África e Oriente Médio, chegando até o Extremo Oriente.

 
     
 
 
     
 

A principal função da Reflorestadora Spina Ltda era garantir o suprimento de matéria-prima para a produção de celulose.
Eram 3.844 hectares de terras férteis, situadas num raio de 70 quilômetros da cidade de São Paulo, nos municípios de Biritiba-Ussú, Biritiba-Mirim, Cajamar, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra e Pirabora do Bom Jesus, mais de 8 milhões de pés de eucalipto garantiam uma produção anual de 90.000 m³ estéreos de madeira.

As atividades da indústria de celulose, papel, gráfica e caderno foram encerradas no ano de 1981.
Hoje, mercê de um esforço, dedicação e confiança inabalável, a família Spina concretiza os ideais que um dia, em fevereiro de 1924, alimentaram uma geração brava e destemida, exemplo de fé, trabalho e amor seguido pelas gerações que se sucedem.

 
     
 

 
     
  E a história continua... no ano de 2000 surge a Spina Produções, uma empresa especializada nos seguintes serviços:  
 
 
 
Vídeo
  > Produção de Vídeos Institucionais e Treinamento
  > Conversão / Telecinagem / Digitalização
  > Legenda / Locução
  > Transmissão ao vivo via WEB
 
Fotografia
   > Cirúrgica
   > Still (produto)
   > Eventos
Mídia Impressa
   > Logotipo
   > Folder
   > Catálogo
   > Mala direta
   > Anúncio
   > Embalagem
   > Pasta com lâminas
   > Papel de carta
 
WEB
   > Site
   > Papel de carta via e-mail

  Orçamento - Clique aqui
 
     
   
 
Desenvolvimento: www.spina.com.br